Santana do Garambéu

Belas paisagens

Pôr do sol nos Campos Altimontanos

Localizada na micro região do Alto Rio Grande entre a Serra da Mantiqueira e os Campos das Vertentes de Minas Gerias, Santana do Garambéu data seus primeiros habitantes na primeira metade do Séc. XVII, com a exploração do ouro às margens do Rio Grande. Inicialmente,  do lugar denominado de “Ponte do Grambéu” surgiu o povoado de Garambéu, tendo sua padroeira Santana, que foi elevado à condição distrital pelo município de Barbacena no ano de 1836. Em 1884, o distrito passou a ser parte do município de Lima Duarte  até a sua emancipação em 1962, que através da Lei n° 2764 de 30 de dezembro daquele ano,  foi elevado a município,  recebendo o nome de Santana do Garambéu, em homenagem a padroeira Sant’Ana. As solenidades de emancipação ocorreu em 02 de março de 1963.

As festas mais tradicionais  são: Festa da Padroeira que ocorre no mês de julho e a Exposição Agropecuária, realizada no mês de junho. Nestas oportunidades os santanenses ausentes se reencontram e os visitantes aproveitam para conhecer e desfrutar das maravilhas oferecidas pelo município.

Santana do Garambéu, um pedacinho do céu, como é tratada carinhosamente pelos moradores locais, destaca-se pela simplicidade e hospitalidade de seu povo, preservando o que há de melhor em sua cultura.

Veja também:
- Onde comer e ficar em Santana do Garambéu
- Roteiros Turísticos em Santana do Garambéu