top of page
Capa roteiros.png

ROTEIROS

A riqueza natural e cultural das Serras de Ibitipoca guardam alguns encantos que você precisa incluir no seu roteiro de viagem.

Conheça alguns destaques!

Para uma melhor experiência, contrate um operador local.

 Volta das Transições

O Circuito Serras de Ibitipoca apresenta o 1º roteiro de cicloturismo da Zona da Mata de Minas Gerais, percorrendo serras, campos e florestas, pedalando em uma aventura pelos mais remotos e belos caminhos do interior.

Bora pedalar?

Trilha Transmantiqueira

A Transmantiqueira é uma Trilha de Longo Curso (TLC) que atravessa a serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, com um percurso que ultrapassa 1.100 km de extensão, cruzando mais de 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e promovendo a integração de mais de 30 Unidades de Conservação. 

Alto Rio Grande

No planalto do Alto Rio Grande, onde os municípios de Santana do Garambéu, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte e Andrelândia se conectam através das águas de um dos mais importantes rios do país, o Rio Grande! As possibilidades de lazer e aventura são inúmeras! 
Os destaques são atividades aquáticas como canoagem e floating ao mountain bike, caminhadas, banhos de cachoeira, vôo livre e até passeios em veículos 4x4 e 4x2, pelas paisagens das Serras da Boa Vista, do Cruz e dos mares de morros do Planalto do Alto Rio Grande. Isso sem contar o charme dos pequenos povoados, como Souza do Rio Grande, com sua arquitetura tradicional.

Vale do Rio Preto

O Vale do Rio Preto respira história! A região foi berço da opulência do período do café, nela a Fazenda Santa Clara representa com muita imponência essa importante e reflexiva parte da história da região e do Brasil. Mas os atrativos não se resumem à imponente fazenda. A cidade de Rio Preto conta com um roteiro histórico em seu centro que ainda guarda importantes prédios da época e assim como Santa Rita de Jacutinga, que mesmo sendo a cidade das cachoeiras, tem também seu patrimônio histórico. Vale ressaltar que este roteiro é um mix de história e atrativos naturais, pois o visitante terá a possibilidade de visitar atrativos exclusivos em cada uma das cidades.

Paraíso Perdido e Serra do Governo

    Belíssima caminhada nas serras de Bom Jardim de Minas num roteiro que reúne vários tipos de atrativos: grutas, cachoeiras, mirantes e formações rochosas surpreendentes. A vegetação é densa e diversificada e nele é possível tomar refrescantes banhos de cachoeira e fazer uma bela caminhada nas montanhas da Serra do Governo com mirantes com visão para várias serras da região. 

Atrativos: Poço do Coração, Cercas de pedras, Cachoeiras do Paraíso Perdido, Serra do Governo, Gruta do Chapadão, Cachoeira do Geraisinho e Cachoeira das Pitangueiras.

Funil – Serras e Cachoeiras

   Funil é o destino certo para aventureiros que queiram fazer caminhadas ou apenas para quem quer sossego, relaxando nas inúmeras cachoeiras existentes, algumas de água cor de chá. No povoado, pertencente a Rio Preto, dá para visitar a Gruta do Funil – localizada dentro da Vila, uma caverna cheia de histórias, conferir a lenda do Mirante do Burro de Ouro e a pequena floresta de Cambuí ou se aventurar nas cachoeiras do Café, Amorosa, Coelho entre outras, sem falar no magnifico Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. A maior parte das atrações exige disposição do visitante para caminhadas, mas a paisagem é a recompensa. Sua vegetação possui toda a beleza e exuberância da Mata Atlântica, com extensas matas nebulares, candeais e campos rupestres.

Roteiro Rural e ecológico
da Serra de Lima Duarte

Um roteiro pelas margens e topos da Serra de Lima Duarte, percorrendo parte do vale do Rio do Peixe e  margeando o Pico do Pão de Angu.

   Próximo à vila histórica de São Sebastião do Monte Verde, o destaque é o Complexo de Cachoeiras do Arco-Íris, com quedas d’água de até 50m. Nos arredores da cidade o destaque é o Alto da Boa Vista, com pequenas cachoeiras e um por do sol de tirar o folego ! 

Neste pedaço de Lima Duarte se vivencia a ruralidade da Serra da Mantiqueira, visitando o projeto Entre Serras Turismo Rural, com propriedades particulares que oferecem a experiência e a simplicidade da vida no meio rural.

 

Água Santa e Janela do Céu parte baixa

   Vivencie momentos inesquecíveis na Serra da Água Santa, a 1400m de altitude, com vista panorâmica de 360° da região dos campos e Zona da Mata. A gruta das águas milagrosas, como reza a lenda, banho na Cachoeira Três Meninos, o voo da águia chilena (ou serrana) e não pode faltar a foto no Mirante do Lobo Guará.

   Ali pertinho, as belas quedas da famosa cachoeira Janela do Céu, que descem do Parque Estadual do Ibitipoca, num roteiro que inclui ainda lagos e trilhas na Mata Atlântica e a refrescante Banheira Real, bem debaixo do paredão do Parque.

 

Ciclorrotas de Santa Rita de Jacutinga

Uma região repleta de atrativos naturais, com paisagens emolduradas pela Serra da Mantiqueira. É nesse contexto que estão localizados dois belíssimos roteiros de cicloturismo: a Volta das Transições e o Ciclo Jacutinga.   

  A Volta das Transições tem início e encerramento em Santa Rita de Jacutinga, percorrendo 10 municípios e 25 povoados da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas. São 7 etapas, percorrendo 390km, em sua maioria por estradinhas de terra, revelando as belezas da região das Serras de Ibitipoca. 

   Também tendo como ponto de partida o município, o Ciclo Jacutinga passa por Minas Gerais e Rio de Janeiro, duas regiões turísticas (Circuito Serras de Ibitipoca e Vale do Café) e sete municípios, com 15 percursos e mais de 678km de extensão.  

bottom of page